Durante o outono caminhar nas florestas atrás de cogumelos e frutas silvestres se tornou um dos meus hobies favoritos, meus passeios ao shopping nos finais de semana foram trocados pelas caminhadas nas florestas, e confesso que foi a melhor troca que eu fiz.
Aprendi a colher apenas cogumelos de fácil identificação e evito aqueles que tem semelhanças com com outro venenoso. Somente consumo aqueles que tenho a certeza de que nao são venenosos.
Alguns eu congelo diretamente, outros eu salgo e faço a desidratação.
O Lactarius torminosus, Lactarius rufus e o lactarius trivialis eu salgo. O Lactarius deliciosus costumo dizer que ele é especial dentre suas espécies, eu nunca colhi uma quantidade suficiente para salgar ou conservar por um período, os que encontro vão diretos pra panela rsrs.
A salada de cogumelos é um dos pratos mais saborosos disponíveis, também é excelente para cerveja, pão e batatas. Existe várias formas de preparar essa salada, ás vezes misturo os cogumelos, com creme de leite, maçãs picadas finamente, salsinha, cebola e pimenta do reino.
Para fazer essa receita você precisará do ingrediente principal, cogumelos salgados. Aqui a receita original contêm os cogumelos Lactarius torminosus, mas nada impede de você acrescentar o Lactarius rufus ou Trivialis.
Nesta receita usarei o Lactarius torminosus, ele tem um tom rosa, quando ainda novo contém uns pelinhos abaixo do chapéu e solta um leite branco o qual o deixa amargo caso nãos os fervente antes de usá-los nas receitas. Não recomendo desidratá-los porque seu sabor ficará forte.
Ingredientes
150 g de cogumelos picados em pedaços pequenos.
200g de creme de leite sem o soro
75g de caviar
1 pepino em conserva (picles)
1/2 maçã ralada
1 cebola roxa pequena
Endro
2-4 colheres de sopa de maionese
Cebolinha verde picadas
Salsinha ( cheiro verde)
Pimenta do reino, sal e açucar
Como preparar
Retire a quantidade de cogumelos necessária para o uso. Lave os removendo o sal grosso, deixe os dentro de uma vasilha com água durante uma noite dentro da geladeira. Na manhã seguinte troque a água e deixe-os em água nova por algumas horas. Deixe-os escorrer e depois pique-os finamente. Misture todos os ingredientes em uma tigela e tempere com pitadas de açucar,sal e pimenta ( não tenha medo de usar o açucar, será ela ajudará a equilibrar o teor de acidez, acrescente-a aos poucos e vá provando. ) . Deixe descansar por algumas horas ou durante a noite para o aumentar o sabor.
Sirva com batatas grelhadas
Cozinhe as batatas em água e sal ( eu cozinho de 10-15 minutos e a cada 5 minutos enfio o palito pra saber se esta no ponto. Gosto delas cozidas, porém, firmes). Escorra a água, ainda com elas quentes jogue manteiga e ervas aromáticas, pimenta do reino e uma pitada de sal.
Asse no forno por cerca de 40 minutos a 200 graus ou até que elas fiquem douradas (use batatas novas e pequenas)
Depois é só servir com a sua salada filandesa e terá um prato requintado cheio de sabor, o qual todos irão querer repetir.
Ou sirva com torradas
Essa receita também pode ser servida como a entrada de uma jantar especial. Para isso basta dourar algumas fatias de pão de forma numa frigideira com manteiga. Depois coloque uma porção da salada sobre a torrada e salpique cebolinha verde em cima.
Eu substituo o pão de forma por outro adocicado, o sabor fica muito mais gostoso.
Espero que gostem dessa receita, ficarei grata com seu like, compartilhamento e comentário.
Obrigada por sua visita e até breve!
Commentaires