top of page
Foto do escritorAngela Ribeiro

Costurando meias Invisíveis / Invisible Socks

Atualizado: 15 de jul. de 2022



Eu já costurei quase de tudo nesta vida, desde bichos de pelúcia a roupas de bêbes e adultos, mas se tinha algo que nunca imaginei costurando e que me dispertaram o interesse eram as meias. Sempre achei melhor comprá-las prontas.

Quando passei a morar num país onde ninguém entra nas casas de sapatos, aí passei a dar atenção e valor a essa peça. Eu morria de medo de na correria acabar pondo uma meia feia, cheia de bolinhas, manchada ou com furos. Sem contar que já até questionei a máquina de lavar pelos sumiços de alguns pés de meias, para mim era ela quem estava comendo-as.


Eu não estava mais dando conta de comprar meias pra suprir essa necessidade, já que agora elas viraram sapatos usados diariamente, o seu consumo aumentou.

Eu particularmente gosto de usar meias baixas, daquelas que somente a gente que está calçanco consegue ver. São justamente esses modelos os mais difíceis de conseguir um que encaixe perfeitamente aos pés e que não fique indo visitar os dedos da frente.


Ninguém merece ter que tirar os sapatos na rua só pra ajustar a meia que saiu do lugar.

Eu achava que não tinha sorte com meias, as minhas sempre ficavam frouxas após algumas lavagens e o tempo de vida útil delas era muito curto.


Fiz a última tentativa e comprei um pacote de meias invisíveis, toda feliz as testei ao chegar em casa, para a minha infelicidade as danadas ficaram muito grandes pra mim. Fiquei olhando para elas nos meus pés e imaginado-as num tamanho menor e com alguns ajustes na parte dianteira e traseira. Lembrei que eu sou modelista rsrsrs, e que em casa de ferreriro o espeto não pode ser de pau rsrs.

Peguei o lápis, tirei as medidas dos meus pés, fiz a redução necessária e desenhei a minha meia inspirada na que havia comprado.


Vou confessar que a primeira ficou mais ou menos, não ficou vip mas também não tão ruim a ponto de ir pro lixo.

A segunda já começou mostrar sinal de vida, mas não ficou a cara da riqueza, e a terceria renasceu! Aleluia!


Depois veio os testes para saber qual tipo de acabamento ficaria melhor e o qual eu me identicaria.

Na foto acima eu primeiro testei por o elástico diretamente na overloque, mas eu só tinha o elástico de 7mm em casa e não o de 3mm o qual eu queria esconder dentro dos pontos da overloque.




Para fazer esse ponto precisa deixá-los bem juntos e para isso precisa fazer os ajustes, basta abrir o compartilhamento da máquina e descer o botão até o número desejado ( eu deixei no 2)


Se você tem bastante experiência com overloque e for capaz de passar o overloque num elástico de 3mm sem deixar comer as laterais, basta por o elástico em cima do tecido e deixar-los debaixo do pé calcanhar da máquina.


Mas se você é como eu que morre de medo da faca da overloque rsrs, mantenha o elástico longe dela. Se o pé calcanhar da sua máquina tiver a passagem para elástico assim como a minha, basta pô-lo neste local e deixar o tecido abaixo do pézinho, deste modo a faca cortará somente o tecido e poupará o elástico.



Ao lado do pézinho tem um parafuso o qual permite reduzir ou aumentar o espaço de acordo com a espessura do elástico. Na minha a espessura máxima é de 7mm.


Caso a sua máquina não lhe ofereça essa opção, e você não está familiarizada com a faca de corte da overloque, com a ajuda de um rolinho de papel afaste a faca como mostro na foto.


Ao afastar a faca tanto o elástico quanto o tecido não será cortado, mas para isso a ponta do seu tecido tem que estar perfeito e bem alinhado com a ponta do elástico, se as pontas estiveren escondida abaixo do elástico você obterá um bom resultado, se estiver muito na frente ela será enrolada em cima do elástico o qual deixará a costura grossa, porém, não ficará feia.


Outro tipo de elástico que gostei de usar foi o mexicano mostrado na foto acima, esse é fácil de costurar e não exige muito treino para usá-lo.


De todos os tipos de acabamentos que testei eu me identifiquei muito com o elástico com picotes, esse eu amei costurar, além de ser prático e fácil deu um charme extra nas minhas meias, ficaram muito femininas rsrs


Os primeiros modelos foram feitos sem o uso do silicone na parte traseira, as coloquei e dei umas voltas na cidade, voltei pra casa com elas no mesmo lugar onde as coloquei, não precisei tirar os sapatos para ajustá-las. Acredito que seja a modelagem bem feita ou o uso de elásticos mais resistentes contribuiram para a fixação delas nos pés.


No grupo de costura deram a dica de que com silicone o resultado seria muito melhor. Então lembrei que tinha em casa um monte de elásticos com silicone, os quais eu usava em vestidos tomara que caia, aí veio a ideia de que se ele era capaz de segurar um vestido, seria muito mais ainda segurando uma simples meia rsrs.


Com o silicone as mãos o problema estava quase resolvido. O desafio seguinte seria como prender o silicone no local desejado sem ter que costurá-lo. Lembrei das fitas dupla faces que uso muito para fazer barras em cortinas e dar aquele acabamento maravilhoso em fendas de vestidos de festas sem deixar vestígios. A qual eu uso também para prender bolsos no local desejado e por estampas nas peças infantis.


Nas peças as quais usei essa fita ela funcionou muito bem. Mas como meias são peças que usamos muito, vale a pena passar uma costura em volta do elástico de silicone para se garantir.


Depois de escolher o acabamento ideal é só pegar os retalhos de tecidos, baixar o molde que está no tamanho 39/41 Europa, Brazil 37/38. Para fazer a graduação desse molde eu saio 0,25 cm para números maiores e entro 25 mm para números menores ( parte frontal e traseira) nas laterais 5mm.


Caso não tenha impressora em casa, ou esteja com dificuldade em imprimir o molde, Corra ao canal que acabei de postar um vídeo exclusivo ricos de detalhes para fazer a sua meia usando a própria medida.



Para facilitar o seu trabalho ainda mais, eu fiz um vídeo ilustrativo onde mostro como faço todo o processo.


E logo abaixo você encontra o molde em PDF no tamanho 39/41 para impressão. Mas não equeça de configurar sua impressão para escala 100%. Confira a caixa de controle que deverá medir 3 x 3 cm.

Eu não costumo imprimir esse molde, primeiro eu abro o PDF e meço a caixa de controle, se não deu 3 x 3, eu com os dedos vou abrindo a imagem no Aipad até conseguir essa medida, depois dou um print, movo a imagem para cima dou outro print, em seguida coloco uma folha transparente em cima e copio o molde, unindo as duas partes para formar o molde completo.



Abaixo encontra se o molde em PDF, clique logo e salve o seu!

O molde é oferecido gratuitamente para uso pessoal e pequenos negócios, não pode ser compartilhados ou vendidos. Caso deseje compartilhar o molde, compartilhe o link que direciona ao meu video no canal, assim estará contribuindo para o crescimento do meu trabalho, e assim vs será retribuido com outros moldes de costura gratuito. Compartilhe o link do meu video, isso ajudará no crescimento do canal e estarei trazendo outros moldes.

Muito obrigada pela sua visita!





415 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok
bottom of page